1 de julho de 2013

Yammer é cada vez mais importante para a Microsoft

A Yammer continua a crescer e ganhar popularidade entre as empresas e pode servir como atrativo para incentivá-las, e também à clientes de aplicativos da Microsoft, a adotar os produtos e serviços da gigante de Redmond na nuvem.

Segundo a Microsoft, o número de usuários registrados da Yammer aumentou de cinco milhões de há um ano para quase oito milhões hoje. Isto inclui as pessoas que usam a versão gratuita da rede social. Mas a empresa afirma que os usuários pagam triplicaram no último ano.

Esses clientes pagos são em grande parte responsáveis ​​pela Microsoft ter desembolsado uma quantia considerável na aquisição da rede social corporativa, diz o analista da Aragon Research, Jim Lundy. Pelo menos 85% dos funcionários de empresas Fortune 500 usam a Yammer, de acordo com a Microsoft, e este é um grande trunfo para que a comapnhia possa oferecer a eles todos os  seus produtos na nuvem. Especialmente o SharePoint, salienta Lundy. “É uma maneira simples de aumentar as vendas externas do SharePoint”, conclui ele.

A Yammer é uma ferramenta de rede social para a colaboração empresarial e tem uma vasta gama de funcionalides como o envio de mensagens, criação de grupos e conteúdo específico para compartilhar com os outros através de mensagens instantâneas. Ela também suporta um repositório de arquivos para grupos, que armazena e recupera o conteúdo relevante, que também pode ser anexado a mensagens Yammer. Você também pode usar hashtags para melhorar a busca de temas específicos.

Agora, a Microsoft pretende alargar o âmbito do Yammer para outras áreas, incluindo a melhoria da interoperabilidade com o e-mail. Diz-se também que a troca de documentos criados no Office 365, via Yammer, será melhorada.

A Microsoft admite que está apostando que as empresas adotem a mídia social como ferramenta básica para a comunicação, coordenação e colaboração interna. Por esse motivo, está investindo significativamente no Yammer.

Lundy enfatizou que embora existam sobreposições de software com algumas funcionalidades do SharePoint, a facilidade de uso e administração da Yammer a tornarão ainda mais atraente. Na verdade, o próprio analista afirma ser capaz de fazê-la funcionar em meia hora, sem a necessidade de recorrer a um especialista em gestão de sistemas.

A Microsoft também tem sido agressiva em seus preços, reduzindo os custos mensais por usuário de 15 dólares para quase 3 dólares. Valor que representa uma pressão enorme para os seus concorrentes, jive, Socialcast VMware, SAP StreamWork e outros que cobram entre 18 e 23 dólares , diz Lundy.

Be Sociable, Share!

Speak Your Mind

*