15 de junho de 2013

SAP confirma tentativa de fuga


Marcelo Roma
marcelo.roma@jcruzeiro.com.br

Os presos da Penitenciária Danilo Pinheiro (P-1), no bairro Mineirão, em Sorocaba, que pretendiam fugir, ainda estavam no início da escavação de um túnel pelo qual planejavam chegar até o outro lado da muralha. Agentes descobriram a tentativa de fuga na terça-feira à tarde. O túnel começou na cela 26, ocupada por onze presos do regime fechado. Uma placa de concreto escondia a abertura.

Conforme nota da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) divulgada ontem, a extensão era de 1,5 metro de comprimento e não 20 metros como foi noticiado ontem pelo jornal Cruzeiro do Sul, a partir de informação obtida com uma pessoa de dentro do presídio.

A nota da SAP ressalta que o buraco media 1,5 metro de comprimento por 31 centímetros de largura. “Em razão do ocorrido, os habitantes da referida cela foram isolados preventivamente para apuração dos fatos e eventuais responsabilidades. O fato foi levado ao conhecimento da autoridade policial, que elaborou boletim de ocorrência e determinou a realização de perícia no local. O perito da Polícia Técnica visitou a unidade no mesmo dia”, informa a SAP.

De acordo com o boletim de ocorrência de tentativa de fuga e dano registrado no 1º Distrito Policial, os presos improvisaram uma ligação elétrica para iluminar o túnel durante a escavação. Foram recolhidos cinco metros de fio, uma lâmpada instalada dentro de um balde (espécie de luminária), duas facas e oito pedaços de ferro. As facas e os pedaços de ferro eram usados como ferramentas para retirar a terra. Ainda na nota, a SAP afirma que a direção da penitenciária intensificou a vigilância, “garantindo assim a manutenção da ordem, da segurança e da disciplina interna.”

Menos de 24 horas após a descoberta do túnel no setor de regime fechado da P-1, um preso do anexo do regime semiaberto fugiu. Wilson Heber Cordasso, conhecido como Alemão, pulou o alambrado da horta e a muralha no trecho próximo de onde fica o lixo, por volta das 5h de ontem. Wilson teria fugido ao saber que seria transferido para o alojamento disciplinar. No semiaberto os presos podem sair da unidade durante o dia para trabalhar ou estudar. (Colaborou Adriane Mendes)

Be Sociable, Share!

Speak Your Mind

*